Horário de funcionamento:

Seg. a Sex: 08:00 às 18:00

Telefone:

(67) 3026.7071

Aparelhos Fixos


Tipos de Aparelhos Fixos

O aparelho ortodôntico fixo é constituído por peças metálicas (bráquetes), em cuja canaleta passa um fio metálico (arco) que produz a força para movimentar os dentes. Foi desenvolvido em 1925 por um ortodontista americano, EDWARD HARTLEY ANGLE, cuja técnica ficou conhecida como “técnica do Arco de Canto”.

Com o passar dos anos, um ortodontista, também americano, chamado LAURENCE F. ANDREWS,  desenvolveu,  na década de 1970, uma técnica chamada “STRAIGHT WIRE” ou  “ARCO CONTÍNUO” . Essa técnica se caracteriza por ter introduzido nos bráquetes as principais características de uma oclusão normal, eliminando em grande parte a necessidade de dobras nos fios ortodônticos.

Vários outros ortodontistas depois desenvolveram variações da técnica do ‘ARCO CONTINUO”, tais como: a de Viazis, os Auto-ligados (Damon, Speed System), etc. Todas continuam usando o mesmo princípio de Angle, ou seja, um fio passando nas canaletas.

Apesar das empresas que fabricam os bráquetes afirmarem que uma técnica é superior à outra, a literatura científica mostra que não há grande diferença em termos de tempo e eficiência do tratamento. Na verdade, qualquer técnica pode conseguir um bom resultado, e o que realmente importa, é se o profissional é qualificado ou não para executar o tratamento.

Todos os direitos reservados © Cesar Bigarella Odontologia