Horário de funcionamento:

Seg. a Sex: 08:00 às 18:00

Telefone:

(67) 3026.7071

Contenção


Contenção é um aparelho removível colocado na arcada superior e sua função é: “a estabilizar os dentes em estética ideal e posição funcional”.

A busca por um resultado ortodôntico adequado, sempre tem em vista o pós-tratamento, pois o resultado de longo prazo depende de uma série de fatores que devem ser levados em conta já quando o ortodontista faz o planejamento do tratamento ortodôntico.  O uso da contenção pós-tratamento, tem como função a  estabilização dos dentes em sua posição tratada e, permitir a reorganização da gengiva e das fibras que o dente possui ao seu redor; minimizando as mudanças dos dentes que podem ocorrer com o crescimento; permitir a adaptação neuromuscular para os dentes em posição correta; manter estável a posição dos dentes, se foi requerida a mudança de posição por estética ou função.

Utilizamos dois tipos de contenção: a) contenção removível superior, denominada contenção de Hawley

  1.        b) contenção  fixa, utilizada na arcada inferior, denominada 3×3.

A contenção removível superior, denominada de  placa de Hawley ou uma modificação desta placa, deve ser instalada logo após a remoção do aparelho. O tempo de uso deste aparelho vem sendo modificado conforme pesquisas logitudinais ao longo do tempo, que concluíram que infelizmente existem possibilidades de perda da estabilidade dos resultados pós-tratamento. Por este motivo o uso das contenções em casos normais são utilizadas por 2 anos e em outros casos (mais complexos) fica a critério do ortodontista determinar o tempo de uso.

      

 

A inferior consiste num fio de aço inoxidável, colado na parte de trás dos dentes inferiores de canino a canino. Existem dois tipos de contenção 3×3, a convencional, feita com fio de aço inoxidável 0.8mm e a com livre acesso do fio dental, confeccionada com fio de aço inoxidável 0.5mm que possui dobras,  livrando o espaço interdental para permitir o livre acesso ao fio dental. É recomendado o uso da contenção 3×3 pelo resto da vida do paciente, pois essa área antero-inferior é a mais suscetível a mudanças no posicionamento dentário.

 

        

        

 

Infelizmente, os dentes têm uma grande tendência de se entortarem (apinhar) à medida que a pessoa vai envelhecendo. Levando em consideração todos estes detalhes,  o paciente deve continuar fazendo visitas anuais ou semestrais ao seu ortodontista para acompanhar o desempenho das contenções, e diagnosticar eventuais problemas. Isso quer dizer que a remoção do aparelho ortodôntico não significa que o paciente nunca mais deva voltar ao ortodontista. A negligência desse controle; por parte do paciente; pode levar à perda dos resultados obtidos durante o tratamento. As faltas às consultas posteriores à remoção do aparelho, tem levado pacientes a serem obrigados à fazer novo tratamento ortodôntico.

 

 

 

Todos os direitos reservados © Cesar Bigarella Odontologia